sexta-feira, 11 de maio de 2012

QUANTO VALE SER HONESTO?



“E conhecereis a verdade
e a verdade vos libertará”.
(João 8:32)










QUANTO VALE SER HONESTO?
 Por Hélio Machado

Assisti certo dia a uma reportagem na TV que me trouxe a esta reflexão. A reportagem mostrava a realidade de algumas famílias na cidade de Salvador. Era o outro lado, o lado da miséria, da pobreza.

Mas o que me chamou a atenção foram algumas atitudes daquelas pessoas mostradas na reportagem.

Elas saiam de madrugada de casa e viajavam 45 km utilizando meios de transporte bastante precários, para chegar até o Ceasa de Salvador, uma grande feira de frutas, verduras e legumes.

Acontece que, quando os funcionários do Ceasa, reciclam as mercadorias, e colocam no lixão, estas pessoas chegam e fazem um trabalho de seleção das mercadorias que ainda dá para ser aproveitada e levam para sua comunidade.

Chegando de volta estas pessoas montam em frente a suas residências (Cabanas cobertas com lona), uma espécie de barraquinha, e revendem para seus vizinhos por um preço menor, para com este dinheiro comprar, outros tipos de alimentos como o arroz, o feijão, o café, ovos, etc.

Ao olhar nas imagens produzidas pela TV, e observando a realidade de cada casebre onde aquelas pessoas viviam; a forma que encontraram para angariar seus sustentos; percebi que, embora aquelas pessoas não sejam imunes de inúmeros defeitos, e com certeza carreguem consigo muitas seqüelas diante da situação de miséria em que vivem, porém de alguma maneira aquelas pessoas estavam dando um exemplo de honestidade.

Elas estavam tentando driblar a fome, a miséria, utilizando um meio mesmo que quase subumano, porém honesto para sobreviver.

Em outro ângulo temos o contraste, produzido por figuras não gratas, como os Calheiros, os Dirceus, os Nicolaus, as Georgianas, os Fernadinhos Beira mar, os Marcos Valério, os cachoeiras da vida, e muitos outros que tanto mal fizeram e fazem para nosso país, produzindo um estereotipo de safadeza, crueldade e impunidade, roubando não somente o dinheiro, mas também o conceito de dignidade que acaba sendo manchado, aos olhos globalizados de nossa comunidade.

Cabe a nós, porém, mostrar que é possível ser honesto, começando por nós mesmo. È nos mínimos detalhes que começa a ser moldado o nosso caráter.

Começa com seu filho nos braços, talvez quando você promete balinha para ele não chorar, ou que vai comprar um carrinho, levar ele no parque, levando o mesmo a se iludir, porém você sabe que não vai cumprir o que ta prometendo.

Quando seu filho crescer ele poderá se tornar um político, e com um hábito já pronto para ser exercitado, o de enganar o eleitor, prometendo e não fazendo. Isto ele aprendeu na infância vendo seus pais fazerem para ele mesmo.

E a lista é extensa, na escola, no namoro, no casamento, no trabalho, nos negócios, etc.

Quem é verdadeiro no que faz nunca precisará arranjar uma desculpa. Terá sempre uma resposta.

Para encerrar deixo aqui um conselho do maior líder espiritual da história do Cristianismo que pisou na terra depois de Jesus, o Apóstolo Paulo:

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Filipenses 4:8)


Helio Machado é autor do livro “Graça o Estereótipo de Cristo”


3 comentários:

  1. A inserção nesse mundo de contrastes gritantes que é a sociedade brasileira, isto é um desafio para todos nós. Como disseste, o cristianismo ainda tem o que nos dizer sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Há se pudéssemos impregnar em todos nós uma concepção de sociedade refletida simplesmente pelos valores do ser e não do ter. Só assim poderíamos respirar mais aliviados olhando para as lentes de nosso retrovisor existencial.

      Excluir
  2. Perfeito, parabens.
    Consbrag Empreendimentos
    Um abraco

    ResponderExcluir