segunda-feira, 7 de maio de 2012

ALEGRANDO A FESTA


...houve um casamento em Caná da Galiléia. 
A mãe de Jesus estava ali, 
e Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. 
(João 2. 1,2)









ALEGRANDO A FESTA
 Por Hélio Machado

Petiscos; Beliscos; Chuviscos; Carne; Licor; Alegria; Arraial; Festa. Era uma festa de casamento aos moldes dos costumes dos judeus dos tempos bíblicos.

E que festa! Os judeus sempre gostaram muito de festas. Apreciavam muito, comemorações bem elaboradas. Os casamentos eram sempre realizados com muita celebração, e seus festejos poderiam durar até uma semana ou mais.

Antes do casamento havia o cortejo nupcial. A noiva saía de sua casa com seus convidados e o noivo vinha de um outro lugar por ele escolhido. De praxe, o local para o encontro era a casa do pai do noivo - o patrocinador da festa. Na festa de casamento em Caná da Galiléia, entre os convidados estavam Jesus e sua família, e também os seus discípulos.

Era um momento especial! A noiva estava deslumbrante. Havia se ataviado com muito esmero. Queria uma imagem para a posteridade. O noivo esnobando sua vaidade recepcionava seus amigos com muito entusiasmo. Era o dia do seu casamento. Uma data que ninguém esquece.

Uma festa e tanto! Regada a muita música, danças típicas, comida á vontade e principalmente muito vinho. Chegou, porém em um determinado momento da festa em que o vinho acabou.

O que fazer quando o vinho acaba? Em algumas circunstâncias não existe nada que possa ser feito. A não ser que você tenha Jesus como convidado na festa.

Até aquele momento possivelmente a presença de Jesus passava despercebida. Muito menos era visto como um ilustre convidado. Para muitos sua presença até era ignorada.  Afinal ele era apenas mais um entre os demais. 

Porém é na hora que se precisa de um milagre que se percebe o quanto é importante ter Jesus por perto. Os servidores e o dono da festa do casamento em Caná da galiléia que o digam.

Um detalhe que me chama a atenção é que a intercessão de Maria não funcionou quando ela percebeu a falta de vinho. A resposta de Jesus para ela foi até um tanto áspera:
- Mulher que tenho eu contigo.
- Ainda não é chegado a minha hora.

Isto significa que se Jesus não resolver agir de nada vale pedir ajuda para sua mãe. Em se tratando de milagre parece que ela não tem influencia nenhuma. É melhor contar diretamente com a ajuda Cristo. Ele é quem resolve e mais ninguém.

O que importa mesmo é fazer tudo que Ele disser. Essa, inclusive foi a orientação de Maria para os barman que estavam servindo na festa. Em outras palavras era como se ela tivesse dito:
- Olha pessoal!
- O negócio é com ele.
- Eu não mando nada.
- Mas vocês façam tudo o que ele disser!
- Ele é quem resolve.
        
E Ele resolveu.


          






Nenhum comentário:

Postar um comentário