segunda-feira, 14 de maio de 2012

EU SEI QUE ELE ESTÁ LÁ


Por Hélio Machado

Quem pelo menos uma vez em sua existência, já não parou estupefato diante da beleza oriunda de algum objeto da criação?

Quem já não respirou fundo diante do aroma exalado pelo perfume de uma rosa ou até mesmo pelo simples cheiro de alguma hortaliça qualquer?

Quanta beleza projeta a natureza! Quão surpreendente é a diversidade de espécies vivas que já foram descobertas, tanto na terra, como nas profundezas dos mares!

E o mundo das galáxias! Quão extraordinário é o sistema planetário!

E o mistério da formação de um feto no ventre de uma mãe! Que mistério profundo é este que faz gerar uma nova vida?

Quantas diversidades de coisas estão contextualizadas neste incomensurável universo! São imagens capazes de produzir um brilho em nosso olhar. São mais que imagens! São reflexos do esplendor, da magnitude, da grandeza dos mistérios divino, registrados através da lente de nossa alma.

Tudo isto para mim é motivo mais que suficiente para eu acreditar que existe um Deus, e que se faz revelar através de seus atributos, dando um toque de essência em todos os aspectos que emolduram a centelha da vida.

Certa vez ao ser questionado em uma entrevista Drummond disse: “Não é posição de mineiro, é visão filosófica antiqüíssima. Como não consegui achar uma solução para este problema, para que me atazanar com isto?”. Ele fez esta afirmação ao declarar-se “agnóstico” (aquela pessoa que não tem argumento para negar a existência de Deus nem para crer que ele existe).

Houve, porém, um outro poeta no passado que ao contrário de Drummond, não teve medo de declarar sua crença na existência de um Deus criador. Numa linguagem oriunda da poética hebraica Davi o grande poeta e rei de Israel; expressa não apenas sua crença, mas também sua intimidade devocional para com seu Deus, e também o autor da sua fé. Suas palavras traduziam o sentimento de sua alma.

Como era prazeroso para Davi tornar público e notório o vinculo de sua devoção.  Cada alvorecer em que o sol aparecia como quem surge por de trás do oceano; cada entardecer em que o mesmo se escondia atrás das montanhas; a dimensão entre Ocidente e Oriente alcançada pelo reflexo de sua imaginação, tudo proporcionava para Davi um motivo de júbilo.

Até posso visualizar o poeta passeando através dos salientes e acidentais contornos geográficos de Israel! Em um dia caminhando pelo vale de Jezreel; em outro deixando seus pés banhar-se pelas águas do Jordão; já em outro subindo até as partes mais altas do monte de Sião, a uma altura de aproximadamente 800 metros, ao nível do Mediterrâneo, erguer seus olhos, e com uma contemplação reverencial, prostrar-se diante da excelência divina e declarar:

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa há outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. (Sl 19:1-4).

Deus existe! Esta certeza me faz prosseguir. Mesmo que a estrada seja composta de pedras ou espinhos; mesmo que o dia esteja definhando e a escuridão da noite ofusque o sabor da minha contemplação; ainda assim eu sei que Ele sempre vai estar lá.

Vai estar lá no terceiro céu, onde a capacidade humana exceto por uma dimensão transcendental jamais conseguirá se aproximar. Estará lá regendo o firmamento, desfrutando da glória e da grandeza de toda sua criação.

Todavia, também estará na próxima esquina da vida em que eu me defrontar com qualquer situação que possa ferir meus sentimentos. Mesmo que esteja em silencio, contudo eu tenho plena certeza que Ele vai estar lá. E como na poesia do salmista eu também direi: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã” (Sl 30.5).

Uma manhã onde o Sol da justiça há de brilhar. Brilhar no quintal dos menos favorecidos, daqueles que somente o calor do seu carinho pode aquecer seus corações aflitos. E no final poder erguer os olhos para o céu e num gesto de plena ousadia assim como Jó também poder dizer: “Porque eu sei que o meu Redentor vive” (Jó 19. 25).

6 comentários:

  1. A paz querido!
    otimo texto, que Deus te abençõe hoje e sempre, amem!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto, adorei. COM DEUS SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito , “Porque eu sei que o meu Redentor vive” (Jó 19. 25).

    ResponderExcluir
  4. bela mensagem! e sempre bom ler essas coisas quando passamos por um momento dificil.

    ResponderExcluir
  5. VERDADEIRAMENTE UM EXEMPLO DE SENCIBILIDADE COM O QUE Á DE MAIS IMPORTANTE , PARA TODOS NÓS ...
    A CRIAÇÃO DE DEUS É UM ENIGMA PARA OS QUE SÃO DESATENTOS...
    MAIS PESSOAS ASSIM COM TAMANHA HUMILDADE É QUE PODE VER COM DETALHES TUDO DE TÃO BONITO E IMPORTANTE QUE DEUS NÓS PREPAROU...
    PARABÉNS POIS TEMOS MUITO AINDA PARA NÓS APRENDER COM A VIDA EXTRAORDINÁRIA QUE DEUS NÓS PREPAROU...

    ResponderExcluir