quarta-feira, 28 de março de 2012

FÉ, FANATISMO e RELIGIOSIDADE



Por Hélio Machado
Existe um conceito impregnado na cultura de quase todos os povos a necessidade de se acreditar em alguma coisa. E por mais absurda que possa ser a crença de algumas culturas, as pessoas de seu contexto tendem a levar sua crença a sério. O caso da Índia, por exemplo, que tem como prática religiosa a devoção a um animal. Lá eles têm como símbolo de divindade uma vaca, e a têm como sagrado.

Existem situações que para nós da cultura ocidental, não necessitamos de nenhum conhecimento teológico ou filosófico para simplesmente detectarmos aberrações e ataques de fanatismo. Mas diga para um mulçumano que têm a “guerra santa” como clímax da vontade divina que isso é loucura, e já terá estampado na imagem de sua personalidade o reflexo de uma mente viciada.

Entretanto, existe em nosso bojo cultural e religioso, mesmo que com outra roupagem, apetrechos exibidos em plataformas religiosas sobrecarregadas de ocultismo e crenças maléficas. Tais instrumentos são expostos em suas vitrines sob o apelo da fé. Todavia, para tais práticas, preferem-se auferir a idéia de cultura religiosa, ao invés de fanatismo religioso.

Contudo, mais que discutir apenas a questão de aliviar o tom de preconceito e absolver como objeto de cultura, é preciso entender o que está por trás de tudo isto. Onde está o vulto espiritual que proporciona todo este aparato de misticismo. Até que ponto as conseqüências de tais práticas podem ser danosas para nossa alma.

O que muitos não sabem é que por trás dessas roupagens emolduradas com artifícios da religião pode estar operando as forças do mal. Talvez até vendida em nossas classes sociais como pluralidade cultural ou religiosa, mas que na verdade não passam de instrumentos de Satanás para conduzir toda uma sociedade para um abismo espiritual.

A “Guerra santa” dos mulçumanos é um obstáculo para a paz no Oriente Médio, e provoca a morte de inocentes, etc. Adorar uma vaca como divindade como fazem os Indianos, para nossa cultura ecoa na mente algo como ofender a nossa inteligência, mas e as outras práticas adotadas por aqui, será que é apenas questão cultural, ou mero vínculo de religiosidade?  Ou será que também é prejudicial à nossa existência.

Você já se perguntou para onde você está conduzindo sua alma?

É quase unânime em todas as crenças que existe a força do bem e do mal. Muitos traduzem como energia negativa e positiva, a Bíblia trata do assunto apresentando como o poder das trevas, conduzido por Satanás e todos seus demônios e o poder divino, onde Deus é o Senhor absoluto de todas as coisas.

Sendo assim, ou você pratica a religião como culto única e exclusivamente a Deus, ou você direta ou indiretamente estará prestando culto (adoração) a Satanás e todas as forças do mal.

Encerro com uma pergunta para sua reflexão: A quem pertence seu coração?


Nenhum comentário:

Postar um comentário