sábado, 20 de junho de 2015

VIVENDO E APRENDENDO

Por Hélio Machado
Ao longo dos anos tenho me deparado com situações que tem me feito refletir muito sobre algumas questões. Muitas delas tenho vivido pessoalmente, ou compartilhado com alguém próximo de mim, outras, assistido a distancia, contudo sem perder a visibilidade, que as vezes parece mais uma penumbra, tornando a obscuridade dos fatos um espetáculo onde o sabor da jactância é o suficiente para levar pobres criaturas indefesas, à arena do sofrimento onde o uso impulsivo das palavras ocupa o lugar da razão.

Uma coisa que percebi, é como as pessoas, tem a facilidade de tirar conclusões precipitadas dos fatos.
Alias isto não é nenhuma novidade, pois a bíblia nos dá detalhes de como isso acontecia desde a antiguidade.
É só darmos uma olhadinha no livro mais antigo da bíblia, que já vamos perceber o patriarca Jó em maus lençóis com seus amigos. Imaginam se não fosse a intervenção de Deus, coitado de jó, seus amigos teriam lhe enterrado vivo.

Não é diferente nos dias atuais, onde o pré-julgamento tem sido constante nos círculos viciosos de nossas comunidades, onde a tão desejada koinonia, acaba cedendo a sua vez para o apetite desenfreado da ultima informação capciosa a respeito daqueles que chamamos de irmãos. 

Caminhe você comigo no tempo, e tire suas próprias conclusões; quanto tempo é gasto em questões banais, que poderiam ser utilizados, em beneficio da construção, de uma, cosmo-visão salutar, onde todo o esforço impregnado no logos resultaria na busca sem reservas de uma aproximação daquele que Era, que É, e sempre será o circulo linear de nossa existência.

Contudo porém, mesmo entre as prováveis batalhas que teremos que enfrentar, na busca constante de nossa liberdade haverá sempre um desafio à nossa frente, que no final resultará, em mais uma lição aprendida transformando nossos obstáculos, em plataforma, que poderão dar a nós uma ampla visão.

Só quando chegamos a essa amplitude, é que percebemos que nosso tempo é muito pequeno para ocuparmo-nos com questões alheias, e que temos uma dimensão tão grande a ser alcançada e não temos tempo para olharmos para trás. E quanto mais seguimos em frente, entendemos que não somente nós progredimos, mas também todos que conosco estão a caminhar; pois quanto mais avançarmos, na direção a ser seguida, um espaço a menos na estrada da vida deixaremos de obstruir.

Por mais que tenhamos um bom tempo de escola seja ela técnica ou prática que a própria vida ensina, sempre teremos algo a aprender e nem sempre os educadores serão o tipo perfeito do professor que gostaríamos de ter, mas sim aqueles que o próprio momento nos proporciona.

Às vezes temos algumas tarefas que seu conteúdo parece-nos mais um gesto de desprezo que uma seção de aprendizagem, porem assim é a vida, cheia de surpresas que na maioria das vezes nem sempre são para nós agradáveis, mas é a parte que nos cabe para conduzir-nos a mais um estagio que nos capacitará a alcançar o proximo degrau. 

É diante dos maiores desafios que damos prova de nossa maturidade, e galgamos os degraus da experiência que servirão como bússola no caminho da nossa existência.

Um comentário: